A solenidade de abertura da Sessão Extraordinária ocorreu no final da tarde do dia 11 de novembro no Plenário do STF e foi presidida pelo Min. Joaquim Barbosa, pelo Juiz Presidente da CorteIDH, Diego García-Sayán, e pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, que é associado do IBAP, representando a Presidente da República.
A abertura solene foi prestigiada pelos Ministros do STF, pelos Juízes da CorteIDH, autoridades de todas as esferas de governo e por dirigentes das mais importantes instituições brasileiras e estrangeiras ligadas à questão da efetividade dos direitos da pessoa humana, dentre elas o IBAP, na oportunidade representado por seu Presidente Jean Jacques Erenberg.
A sessão de julgamento, a ser realizada nos dias 12 e 13 de novembro, será acompanhada pela Vice-Presidente do IBAP, Marcia Leuzinger.
No dia 14 de novembro terá vez, no auditório do TSE, o Seminário Internacional Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nos sítios eletrônicos do STF (http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=253184) e da CorteIDH (http://www.corteidh.or.cr/brasil/).